De onde surgiu a IDÉIA?
Em 2010 eu conheci um cara muito bruto no pedal que me contou ter feito o Caminho de Santiago. Até cheguei a pensar na cidade Chilena (motivo pelo qual sempre acrescento o "na Espanha" para não confundir outras pessoas, rs), mas logo depois me dei conta que ele falava da Peregrinação pelo Caminho de Santiago de Compostela. Dizem que o Caminho começa assim que você decide ir. O meu começou há quase 4 anos quando conheci o Chuck (Fernando Rezende - oitentae8.blogspot.com.br ).
Após algumas tentativas frustradas de marcar a data, até que enfim eles se conciliaram: o trabalho, as férias, a vida pessoal.. rs.. em maio de 2014 percorrerei o Caminho e pretendo usar esse blog pra enviar notícias, fotos e causos da empreitada.
O que é o CSC?
O Caminho de Santiago de Compostela, na verdade, são vários. Os diversos Caminhos de Santiago tem em comum o ponto de chegada: a cidade de Santiago de Compostela, onde estão, segundo a crença, depositados os restos mortais de Tiago Maior. Conta a história religiosa que Santiago Apóstolo foi um santo e viajante do cristianismo, que era capaz de chegar em barca a qualquer parte do mundo para pregar a sua fé. Era um santo de admirável poder e era um dos doze apóstolos de Cristo, o qual o apelidaram "o filho do Trovão", por seu caráter ardente e apaixonado. Era o maior dos apóstolos e foi o principal animador da comunidade cristã de Jerusalém. Após anos de pregação na Hispania, Tiago foi preso e sentenciado à morte por decapitação. Cumprida a sentença, os seus irmãos de fé conseguiram recolher o seu corpo, que foi embalsamado e transportado de volta à Hispania. Tiago foi sepultado em um bosque de difícil acesso, onde eremitas velaram o túmulo por seguidas gerações. Passaram-se quase oitocentos anos, quando em 822, dois camponeses acreditaram ter visto muitas luzes vindas de um bosque ermo. Alertado, o Bispo Teodomiro empreendeu uma viagem ao local e lá encontrou o eremita Pelayo que lhe relatou que velava o túmulo de Santiago, todo envolto por luzes. A notícia foi rapidamente levada ao rei Afonso II que mandou construir uma capela e um monastério, tornando-se o primeiro peregrino a visitar o local. Assim nasceu um dos mais importantes centros de peregrinação: o Caminho de Santiago de Campo Estela.
À partir de 845, começaram a chegar os primeiros peregrinos e já em 862 o local não suportava mais o fluxo de fiéis, o que fez com que os restos mortais fossem transladados para Santiago de Compostela. Em 1075 deu-se o início da construção da atual catedral. No século XI, o caminho partia de quatro cidades da França: Tours, Vézelay, Le Puy até Ostabat e de Arlés até Somport.
Devido à importância que o Caminho adquiriu, em 1135, o Papa Calixto II, incumbiu o frade Aimeric Picaud de escrever uma obra a respeito, tendo sido produzido o Líber Sancti Jacobi, em cinco volumes. Um dos volumes descreve pormenorizadamente o caminho, sendo considerado o seu primeiro guia.
Com o fim da Idade Média, o Caminho de Santiago perdeu a sua importância e foi gradativamente esquecido. Somente no século XX, ele foi novamente resgatado e começaram as peregrinações modernas. O Caminho de Santiago foi declarado Conjunto Historio Artístico em 1962, é considerado Patrimônio Cultural Europeu pela Unidade Européia e Santiago de Compostela foi reconhecida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade em 1962.
(Adaptado livremente de http://www.santiago.org.br/)
Qual o CRONOGRAMA?
Como, além da magrela, a única companhia será a de Deus, não estou muito vinculado a uma programação rígida. Ainda que pretenda iniciar a jornada com uma previsão de etapas, as únicas datas fechadas são a saída e o retorno a Belo Horizonte.
Saio de Belo Horizonte rumo a Bordeaux-França e, depois de conhecer a cidade e tomar um bom vinho, vou para Saint Jean Pied de Port, ainda na França, que será o ponto de partida, prevista para o dia 04 de maio. Pretendo percorrer o caminho francês até Santiago e, dependendo do tempo gasto no trajeto, prolongar até Finisterre, finalizando cerca de 17 dias de pedal. Dia 23 de maio parto para Lisboa, sede da final da Champions League no dia 24. Dia 25 de maio espero, com a proteção de Santiago, estar voltando para casa com a bagagem bem maior do que a da ida.
Dá-lhe, Matheus!!!
ResponderExcluirQueoulpariul!!! Que vontade de ir também! Vai ser sensacional. Tente postar sempre que der, vou estar acompanhando.
Buen camino!!!
Buen Camino! Estarei acompanhando o blog como se estivesse eu próprio novamente no Camino.
ResponderExcluirULTREYA ET SUSEYA!
Dá-lhe Chuck!! Valeu o apoio Carlos Henrique!! Tentarei postar sempre que der, apesar de não ser tão bom "relator dos pedal"!!
ResponderExcluirAdorei seu blog... vou ficar de olho na sua empreitada à SANTIAGO DE COMPOSTELA.
ResponderExcluirABRAÇOS.
HERCÉLIO MENESES
ARACAJU / SE / BRASIL