Bike e bagagem
praticamente prontos pra viagem.. eu é que não estou preparado! rs.
A BICICLETA
A escolha da bicicleta passa por mais de um trade-off, sempre se prioriza um ponto e se abre mão de outro, uma bicicleta cara chama a atenção, uma
bicicleta leve ou é pouco resistente ou é muito cara, peças de alto
desempenho ou fora dos padrões dificultam a manutenção. Então,
numa cicloviagem, eu priorizo:
- CONFORTO. A geometria
do quadro, tipo de selim, posição do guidão devem ser mais
voltadas para o conforto do ciclista do que para desempenho
(manobras, velocidade, transpor obstáculos). Serão muitas horas de
pedal por dia e vários dias seguidos, além disso, o trajeto
desconhecido e a bagagem não permitem desenvolver grandes
velocidades ou manobras. Por fim, cair (machucar ou estragar a
bicicleta) no meio de uma viagem será bem pior que numa trilha
convencional, acabamos arriscando menos e menos ainda quando estamos
sozinhos.
- PRATICIDADE E
MANUTENÇÃO. Nada de suspensão traseira e freio a disco: além dos
mesmo motivos citados no item anterior, qualquer problema nesses
componentes durante a viagem vai ser um trampo que não compensa os
benefícios proporcionados. Apesar de preferir Aro 29, cicloviagem
ainda é de aro 26, ainda mais comuns e com mais peças de reposição. Bicicletas de carbono são mais susceptíveis a problemas e mais difíceis de reparar, o ideal seria aço, mas alumínio está ok, também não precisa ser radical. rs
- SEGURANÇA E
DISCRIÇÃO. Cicloviajar envolve passar por lugares/pessoas
desconhecidas e guardar a bicicleta em locais nem sempre tão
seguros. Como o objetivo da pedalada não é corrida ou desempenho e
como tirar alguns gramas da bicicleta pouco vai adiantar quando se
leva bagagem, melhor não chamar atenção à toa e ficar menos "roubável", rs.
Para os que são do
meio: minha bicicleta tem um quadro de alumínio Gios Rally Usa,
barato e comum. A suspensão é uma Proshock One Air, relação
predominantemente Deore e freio v-brake XT, pneus Maxxis Cross Mark e
todas as demais peças (bagageiro, canote, rodas, avanço etc) de
marcas comuns (vzan, truvativ, uno) ou até sem marca, rs.
A BAGAGEM
Numa cicloviagem
leva-se apenas o estritamente necessário. Não tem espaço na
mochila pra nem mesmo uma agulha que não possa ter utilidade essencial.
Aliás, agulha é um item indispensável.. pode ser necessário costurar uma mochila
rasgada, um pneu e o que mais for necessário. Uma vez costurei meu pneu
com agulha e fio dental, uns pedacinhos de câmara e um pouco de cola
deram o acabamento, ficou show de bola!! hehe
Assim, vou levar uma
mochila (32L) que embute as alças e prende no bagageiro e uma bolsa
de guidão (11L). Ambas da marca Ararauna e parecem ser muito boas,
depois da viagem dou um parecer mais fundamentado. Para organizar as
coisas vou usar sacolas e saquinhos desses que dão em corridas e
eventos.
Minha bagagem está
assim:
DOCUMENTOS e ítens
específicos para o caminho:
Passaporte
Seguro Saúde
Credencial do Peregrino
(serve como passaporte durante o caminho)
Cartão habilitado para
uso no exterior
Euros
Doleira
Concha
Pedra para cruz de
ferro
Papel e caneta
Papel e caneta
FERRAMENTAS E PEÇAS
SOBRESSALENTES:
Duas Câmaras Reservas
Kit remendo (com cola
nova. Já salvei rôia que foi emendar a camâra e a cola estava
seca. Como vou sozinho, melhor garantir)
Espátula p/ pneu
Bomba p/ pneu
Duas gancheiras
Uma gancheira de outro
modelo (vi essa gancheira que serve na outra bike no meio das coisas
que estava separando e algo me disse para levá-la. Como é muito
pequena e pode salvar a viagem minha ou de outro peregrino, resolvir
arriscar e levar esse “peso morto”, rs.)
Alicate com chaves
Allen, Fenda e Philips
Saca corrente
Estilete (mais leve que
canivete e corta bem)
Lacres plásticos
(quebra um galhão, tem mil utilidades essa porcaria. Já vi segurar
bagageiro quebrado do Rogério e “refazer” o conduíte do cabo de
freio do Chuck.)
Parafusos pequenos (já
fui salvo tendo um desse quando o taquinho da sapatilha soltou e
perdeu o parafuso)
Silver tape
Chave de boca (esse é
o item mais fdp, só serve pra tirar o pedal pra despachar a bike no
avião, até dá pra usar chave Allen pra essa função, mas as vezes
fica muito difícil. Ainda estou pensando se vou levar mesmo, afinal,
só o ESTRITAMENTE necessário)
Refil pastilha freio
Agulha
Miudezas (arame, pedaço
de borracha, elástico... pode acreditar que um desses itens
extremamente pequenos e leves são capazes de milagres num momento de
necessidade)
ELETRÔNICOS
GPS
Farol a bateria (como
não devo pedalar muito de madrugada ou à noite, cheguei a vetá-lo
pelo peso e tamanho, mas resolvi levar porque se precisar não fico
na mão)
Lanterna a pilha (boa
como substituta e para uso interno nos albergues)
Piscas traseiro e
dianteiro (segurança nos trechos com veículos)
Pilhas recarregáveis
Filmadora DriftHD com
acessórios e cabos
Máquina Fotográfica
com cabos
Pen drive
Adaptador de energia
“T”
EQUIPAMENTOS DA BIKE
(além do bagageiro, descanso e porta caramanhola -garrafinhas-, já
instalados):
Haste bandeira
Bandeira
Fimoses
Tranca
ROUPAS CICLISMO
Luva
Sapatilha
Bermuda
Bandana
Obs.: Como estou
levando mochila e bolsa de guidão, a camisa de pedalar não precisa
ter bolso e será comum, que dá pra usar em outros momentos. Óculos
será o de grau, do dia a dia.
HIGIENE E SAÚDE (tudo
em vidro pequeno, na conta do necessário)
Escova dente
Creme dental
Shampoo
Condicionador
Sabonete
Protetor solar
Bepantol (passe antes de assar, vai por mim)
Fio dental (também
serve para costurar pneu, rs)
Desodorante
Sabão lavar roupa
Cotonete
Pregador de roupa
Pinça
ROUPA (tudo em tecido
leve) E ITENS PESSOAIS
1 Par de óculos
1 Bermuda
1 Calça
1 Calção (cueca samba canção mesmo, rs, comprei uma preta que parece bermuda e é uma beleza pra dormir)
2 Pares de meia
5 Camisas manga curta
(incluída a de pedalar)
1 Camisa de manga longa
5 Cuecas
1 Toalha fralda (isso mesmo, toalha de bebê, leve, pequena e seca rápido)
1 Toalha fralda (isso mesmo, toalha de bebê, leve, pequena e seca rápido)
1 Corta-vento
1 Saco de dormir
1 Bandeira do Galo
1 Bandeira do Brasil
Enfim, somente o
indispensável compõe a bagagem do peregrino, qualquer grama a mais
será sentido durante o caminho.
Agora é só verificar e embalar tudo.. o equipamento está ótimo, o ciclista é que está rôia demais!! ;D
rôia = rolha = ciclista que é lento e, portanto, fecha a trilha e atrapalha os demais = ciclista mal preparado fisicamente e/ou tecnicamente
rôia = rolha = ciclista que é lento e, portanto, fecha a trilha e atrapalha os demais = ciclista mal preparado fisicamente e/ou tecnicamente
Bom demais o post. Também sigo essas recomendações quando vou cicloviajar... menos da agulha, que nunca encontro após o primeiro dia.
ResponderExcluirkkk... levo ela dentro de uma caixinha com outras miudezas..
Excluirfoi bom fazer o post pq parei pra pensar e já lembrei de algumas coisas, como óleo de corrente, troquei outras, como o estilete por um canivete com alicate, e tirei outras, como a chave de boca (para a ida já vou usar aqui em casa e para a volta, se a allen não adiantar, não é possível que não consiga uma num aeroporto. rs)
Esquece que as "armas" têm que ir no compartimento de cargas. Uma vez esqueci meu canivete "tem tudo" na malinha de bolsa e queriam ficar com ele.
ResponderExcluirkkk.. verdade.. durante o trajeto eu vou levarapenas os documentos e eletrônicos na bolsa de guidão (que vira bolsa normal) e o resto na mochila.
ExcluirC tá muito profissional, bicho! Nem parece o Mendigo das Trilhas!!! Hahahahahaha.
ResponderExcluirAqui... Leva uma blusa de frio, cara. Eu fui no verão e só levei um corta vento. Fui obrigado a comprar uma blusa lá. Tudo bem q eu sou friorento, mas acho q é bom levar uma.
Fala véi! Conta o número de pneus furados, hein? Vc fura 4 por trilha, como vão ser 1000 km chuto uns 100 furos no percurso todo! kkk
ResponderExcluirBoa viagem e divirta-se!
Adorei seu blog... vou ficar de olho na sua empreitada à SANTIAGO DE COMPOSTELA.
ResponderExcluirABRAÇOS.
HERCÉLIO MENESES
ARACAJU / SE / BRASIL
Mateus, capacete você não vai levar, não!? Boa viagem e se cuide!
ResponderExcluirLuiz.. capacete é tão óbvio que esqueci de por na lista.. kkk.. mas lembrei de trazer !
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