terça-feira, 29 de abril de 2014

CSC - Tudo pronto.. menos eu!

Bike e bagagem praticamente prontos pra viagem.. eu é que não estou preparado! rs.

A BICICLETA

Muita gente, principalmente quem não pedala, me perguntou se estou indo com uma “bicicleta dessas top”. A bem da verdade, eu nem tenho bicicleta “dessas top”, mas respondendo a pergunta: não estou levando minha melhor bicicleta. Ahn? Por quê? Porque nem sempre o melhor é o melhor. Nós temos o enraizado e incorreto conceito de que o mais caro é sempre o melhor, mas as coisas devem ser classificadas pelo seu uso efetivo e pelas necessidades de cada um. Então, retificando o que disse: estou indo com minha melhor bicicleta para cicloviagens, mas não é a mais cara que eu tenho.

A escolha da bicicleta passa por mais de um trade-off, sempre se prioriza um ponto e se abre mão de outro, uma bicicleta cara chama a atenção, uma bicicleta leve ou é pouco resistente ou é muito cara, peças de alto desempenho ou fora dos padrões dificultam a manutenção. Então, numa cicloviagem, eu priorizo:

- CONFORTO. A geometria do quadro, tipo de selim, posição do guidão devem ser mais voltadas para o conforto do ciclista do que para desempenho (manobras, velocidade, transpor obstáculos). Serão muitas horas de pedal por dia e vários dias seguidos, além disso, o trajeto desconhecido e a bagagem não permitem desenvolver grandes velocidades ou manobras. Por fim, cair (machucar ou estragar a bicicleta) no meio de uma viagem será bem pior que numa trilha convencional, acabamos arriscando menos e menos ainda quando estamos sozinhos.

- PRATICIDADE E MANUTENÇÃO. Nada de suspensão traseira e freio a disco: além dos mesmo motivos citados no item anterior, qualquer problema nesses componentes durante a viagem vai ser um trampo que não compensa os benefícios proporcionados. Apesar de preferir Aro 29, cicloviagem ainda é de aro 26, ainda mais comuns e com mais peças de reposição. Bicicletas de carbono são mais susceptíveis a problemas e mais difíceis de reparar, o ideal seria aço, mas alumínio está ok, também não precisa ser radical. rs

- SEGURANÇA E DISCRIÇÃO. Cicloviajar envolve passar por lugares/pessoas desconhecidas e guardar a bicicleta em locais nem sempre tão seguros. Como o objetivo da pedalada não é corrida ou desempenho e como tirar alguns gramas da bicicleta pouco vai adiantar quando se leva bagagem, melhor não chamar atenção à toa e ficar menos "roubável", rs.

Para os que são do meio: minha bicicleta tem um quadro de alumínio Gios Rally Usa, barato e comum. A suspensão é uma Proshock One Air, relação predominantemente Deore e freio v-brake XT, pneus Maxxis Cross Mark e todas as demais peças (bagageiro, canote, rodas, avanço etc) de marcas comuns (vzan, truvativ, uno) ou até sem marca, rs.

A BAGAGEM

Numa cicloviagem leva-se apenas o estritamente necessário. Não tem espaço na mochila pra nem mesmo uma agulha que não possa ter utilidade essencial. Aliás, agulha é um item indispensável.. pode ser necessário costurar uma mochila rasgada, um pneu e o que mais for necessário. Uma vez costurei meu pneu com agulha e fio dental, uns pedacinhos de câmara e um pouco de cola deram o acabamento, ficou show de bola!! hehe

Assim, vou levar uma mochila (32L) que embute as alças e prende no bagageiro e uma bolsa de guidão (11L). Ambas da marca Ararauna e parecem ser muito boas, depois da viagem dou um parecer mais fundamentado. Para organizar as coisas vou usar sacolas e saquinhos desses que dão em corridas e eventos.

Minha bagagem está assim:

DOCUMENTOS e ítens específicos para o caminho:
Passaporte
Seguro Saúde
Credencial do Peregrino (serve como passaporte durante o caminho)
Cartão habilitado para uso no exterior
Euros
Doleira
Concha
Pedra para cruz de ferro
Papel e caneta

FERRAMENTAS E PEÇAS SOBRESSALENTES:
Duas Câmaras Reservas
Kit remendo (com cola nova. Já salvei rôia que foi emendar a camâra e a cola estava seca. Como vou sozinho, melhor garantir)
Espátula p/ pneu
Bomba p/ pneu
Duas gancheiras
Uma gancheira de outro modelo (vi essa gancheira que serve na outra bike no meio das coisas que estava separando e algo me disse para levá-la. Como é muito pequena e pode salvar a viagem minha ou de outro peregrino, resolvir arriscar e levar esse “peso morto”, rs.)
Alicate com chaves Allen, Fenda e Philips
Saca corrente
Estilete (mais leve que canivete e corta bem)
Lacres plásticos (quebra um galhão, tem mil utilidades essa porcaria. Já vi segurar bagageiro quebrado do Rogério e “refazer” o conduíte do cabo de freio do Chuck.)
Parafusos pequenos (já fui salvo tendo um desse quando o taquinho da sapatilha soltou e perdeu o parafuso)
Silver tape
Chave de boca (esse é o item mais fdp, só serve pra tirar o pedal pra despachar a bike no avião, até dá pra usar chave Allen pra essa função, mas as vezes fica muito difícil. Ainda estou pensando se vou levar mesmo, afinal, só o ESTRITAMENTE necessário)
Refil pastilha freio
Agulha
Miudezas (arame, pedaço de borracha, elástico... pode acreditar que um desses itens extremamente pequenos e leves são capazes de milagres num momento de necessidade)

ELETRÔNICOS
GPS
Farol a bateria (como não devo pedalar muito de madrugada ou à noite, cheguei a vetá-lo pelo peso e tamanho, mas resolvi levar porque se precisar não fico na mão)
Lanterna a pilha (boa como substituta e para uso interno nos albergues)
Piscas traseiro e dianteiro (segurança nos trechos com veículos)
Pilhas recarregáveis
Filmadora DriftHD com acessórios e cabos
Máquina Fotográfica com cabos
Pen drive
Adaptador de energia “T”

EQUIPAMENTOS DA BIKE (além do bagageiro, descanso e porta caramanhola -garrafinhas-, já instalados):
Haste bandeira
Bandeira
Fimoses
Tranca

ROUPAS CICLISMO
Luva
Sapatilha
Bermuda
Bandana
Obs.: Como estou levando mochila e bolsa de guidão, a camisa de pedalar não precisa ter bolso e será comum, que dá pra usar em outros momentos. Óculos será o de grau, do dia a dia.

HIGIENE E SAÚDE (tudo em vidro pequeno, na conta do necessário)
Escova dente
Creme dental
Shampoo
Condicionador
Sabonete
Protetor solar
Bepantol (passe antes de assar, vai por mim)
Fio dental (também serve para costurar pneu, rs)
Desodorante
Sabão lavar roupa
Cotonete
Pregador de roupa
Pinça

ROUPA (tudo em tecido leve) E ITENS PESSOAIS
1 Par de óculos
1 Bermuda
1 Calça
1 Calção (cueca samba canção mesmo, rs, comprei uma preta que parece bermuda e é uma beleza pra dormir)
2 Pares de meia
5 Camisas manga curta (incluída a de pedalar)
1 Camisa de manga longa
5 Cuecas
1 Toalha fralda (isso mesmo, toalha de bebê, leve, pequena e seca rápido)
1 Corta-vento
1 Saco de dormir
1 Bandeira do Galo
1 Bandeira do Brasil

Enfim, somente o indispensável compõe a bagagem do peregrino, qualquer grama a mais será sentido durante o caminho.

Agora é só verificar e embalar tudo.. o equipamento está ótimo, o ciclista é que está rôia demais!! ;D

rôia = rolha = ciclista que é lento e, portanto, fecha a trilha e atrapalha os demais = ciclista mal preparado fisicamente e/ou tecnicamente


9 comentários:

  1. Bom demais o post. Também sigo essas recomendações quando vou cicloviajar... menos da agulha, que nunca encontro após o primeiro dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk... levo ela dentro de uma caixinha com outras miudezas..

      foi bom fazer o post pq parei pra pensar e já lembrei de algumas coisas, como óleo de corrente, troquei outras, como o estilete por um canivete com alicate, e tirei outras, como a chave de boca (para a ida já vou usar aqui em casa e para a volta, se a allen não adiantar, não é possível que não consiga uma num aeroporto. rs)

      Excluir
  2. Esquece que as "armas" têm que ir no compartimento de cargas. Uma vez esqueci meu canivete "tem tudo" na malinha de bolsa e queriam ficar com ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk.. verdade.. durante o trajeto eu vou levarapenas os documentos e eletrônicos na bolsa de guidão (que vira bolsa normal) e o resto na mochila.

      Excluir
  3. C tá muito profissional, bicho! Nem parece o Mendigo das Trilhas!!! Hahahahahaha.
    Aqui... Leva uma blusa de frio, cara. Eu fui no verão e só levei um corta vento. Fui obrigado a comprar uma blusa lá. Tudo bem q eu sou friorento, mas acho q é bom levar uma.

    ResponderExcluir
  4. Fala véi! Conta o número de pneus furados, hein? Vc fura 4 por trilha, como vão ser 1000 km chuto uns 100 furos no percurso todo! kkk

    Boa viagem e divirta-se!

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu blog... vou ficar de olho na sua empreitada à SANTIAGO DE COMPOSTELA.
    ABRAÇOS.
    HERCÉLIO MENESES
    ARACAJU / SE / BRASIL

    ResponderExcluir
  6. Mateus, capacete você não vai levar, não!? Boa viagem e se cuide!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz.. capacete é tão óbvio que esqueci de por na lista.. kkk.. mas lembrei de trazer !

      Excluir