quarta-feira, 7 de maio de 2014

CSC - Dia 03 - Puente La Reina a Los Arcos


 Algumas fotos do segundo dia: Alto do Perdao e Igrejas pelo caminho.

No final desse dia troquei uma idéia com os italianos que estao de bike e acho que eles vao em um ritmo maior do que o meu daqui pra frente.

Os italianos perguntaram se eu ando de speed, porque acharam que vou muito bem nas subidas e pedalei em trechos que eles empurraram.. kkk.. o referencial deles está terrível... rs.. mas acho que apesar de tudo, o fato de morar em Minas nos ajuda a encarar subidas com mais naturalidade.






O dia de ontem (terceiro) comecou com um café a base de frutas do Jesus (acreditava atè entao que nunca mais o veria, pois estava disposto a percorrer um trecho maior do que o que ele faria a pè), na frente do albergue, até que passou um brasileiro que mora em Puente La Reina, o Odenilson, que ao ver a bandeira do  Brasil encostou o carro e ficamos batendo um bom papo sobre a vida na Espanha. Gente boníssima.
Aproveitando, como tem brasileiro no Caminho, acho que tem mais brasileiro aqui do que no Brasil. 




 Ainda nos primeiros quilometros aconteceu outro fato inusitado com subidas. Um grupo de gringos estava parado no final de uma subida (que nem é lá essas coisas) e percebi quando conversaram algo e começaram a me observar. Quando zerei a subida (subi inteira pedalando) eles deram uma salva de palmas e gritos entusiasmados: definitivamente esses gringos nao conhecem Minas Gerais. Depois um simpático casal de velhinhos que passou caminhando enquanto eu estava parado fizeram alguns elogios sobre o mesmo fato. kkkk.. agora sempre subo pedalando e sem alterar a respiraçao quando tem gringo perto.. rs.. eles sempre se surpreendem, comentam algo.. deixa eles acharem que pedalo bem.

Ah.. parei em Lorca para um cafè e uma tortilla e conheci a Teca, brasileira, e um espanhol muito gente boa. Esses peregrinos e tantos outros sairam de SJPP dois dias antes de mim e me contaram da chuva e do frio que passaram nos Pirineus. O espanhol perdeu duas unhas... pqp... se eu já tinha achado foda, imagina essa turma, nesse dia esbarrei por muitas pessoas que saìram nesse dia e parece que a coisa foi mesmo feia.. nego viu a morte de perto. Tive sorte. Até agora, nem mesmo tirei a camisa de manga longa da mochila, estou apenas no corta-vento e só de camiseta a maior parte do tempo.

Quando estava saindo de Lorca, para minha surpresa, chega Jesus, tomamos um café, nos despedimos e aì, novamente, achei nunca mais o veria.
 A época está perfeita para o caminho, vegetaçao bem verde, muitas partes floridas, temperatura agradavel.


 Passei por Estella (cidade maior, onde chama a atencao as referencias ao Caminho nas casas das pessoas, sao santos, conchas, inscricoes) e na saìda da cidade parei nessa (abaixo) decentìssima fonte de vinho, a beira do caminho. Tem até uma taça e um copo coletivos. rs. Quando cheguei na fonte tinha um grande grupo saindo e fiquei sozinho alguns minutos, até que chegou um simpàtico senhor, pegou um pouco de vinho e brindou comigo. O senhor è um local que estava todo respingado de amarelo, pois estava pintando "las flechas del camino". Quando viu a bandeira do Brasil na bicicleta ficou entusiasmado e me contou que tem uma pequena em casa. Eu lhe disse que agora teria uma grande, tirei da bicicleta e a dei como um "regalo". Ele ficou preocupado e lhe expliquei que tinha outras na bagagem.. rs..





 Estava pretendendo almoçar em Villamayor de Monjardin, mas ao passar num pueblo alguns quilometros antes, vi um simpatico bar, onde outros peregrinos indicaram como tendo boa comida. Ora, almocei ali mesmo e a dica foi boa. Almoço agradável, una cerveza, alguns peregrinos passando, quando eu estava saindo, quem chega? Acertou! Jesus.. tomei outra cerveza enquanto ele almoçava e chegou um alemao e hablamos como indios, um em espanhol, eu em portunhol e o alemao em aleingleportunhol.. rs.. ao tirarmos uma foto, conhecemos, totalmente ao acaso, Pablito, um local, que è um dos personagens mais famosos do caminho, aparece em guias, livros e tem uma especial relacao com brasileiros. Mais de 30.000 já passaram em sua casa.
Eu, Pablito, Jesus e o Alemao. Jesus e o Alemao trocaram a agua de uma das garrafas por vinho.. rs.. eu até tomei bastante na fonte, mas nao sou tao fa a ponto de levar uma garrafa... rs...


Ao saber que eu era brasileiro, Pablito ficou espantado e pergutou "brasileiro, e nao passou em minha casa?". Ora, peguei meu panfleto com dicas, lhe mostrei que seu nome estava là, o regalei com uma bandeira do brasil personalizada e fomos a sua casa. Qual nao e minha surpresa ao entrar na casa e ver um monte de bandeiras do Brasil, uma Nossa Senhora Aparecida (pra quem nao sabe è do Brasil). Além disso, várias coisas sobre o caminho, um cajado esculpido com as cidades do caminho, ele carimbou nossa credencial (minha e de Jesus), conhecemos la piedra (muito, muito antiga mesmo) onde esta esculpida de um lado a cruz de Santiago e de outro a dos cavaleiros de Malta, conhecemos sua "fábrica" de cajados e fomos regalados com uma vieira, a qual Jesus fez Pablito escrever seu nome "e firmar" para que ninguém duvide da autenticidade. rs.



Bom, passamos a tarde toda em Azqueta, decidi ficar a noite em Los Arcos, cerca de 15 Km depois. Fui na frente para tentar lugar no albergue e Jesus ficou para traz. Cerca de 1Km depois eu encontrei um ciclista parado que perdeu o parafuso do taquinho da sapatilha, fiquei chateado, pois isso jà aconteceu comigo e passei a andar com um reserva, mas nao o trouxe para o Caminho. Bem, assim mesmo passei um parafuso comum ao ciclista, Jesus nos passou e, minutos depois, o amigo desse ciclista chegou voltando pelo caminho e me entrega uma pedra grande e diz: "Jesus que manda entregar-te". kkkk.. acho que nao contei isso ainda: Jesus está me enchendo porque a pedra que estou levando para a cruz de ferro è pequena, no dia anterior, eu estava dentro de um café e ele passou e deixou uma pedra enorme sobre minha bagagem.. e sempre ele fala "pedra grande" e eu sempre respondo que nao tem nada sobre o tamanho e pedra é pedra.. rs.. detalhe que o fdp náo ta levando nenhuma, nem grande e nem pequena...

Bom, voltando aos ciclistas, o parafuso nao adiantou muito, mas eles seguiram o caminho assim mesmo, com o taquinho solto da sapatilha. Tambèm ficaram um pouco surpresos quando empurravam numa trilha subindo e olharam pra tras e me viram pedalando e "controlando" a velocidade por causa deles. rs.. abriram e náo os decepcionei, pedalei muito no resto da subida (cheguei morto no topo, mas.. tudo bem). Definitvamente esses gringos tem que ir a Minas.
Ao chegar em Los Arcos fui direto ao Albergue, tinha combinado com Jesus de pegar vaga para nós dois, o Albergue Municipal só tinha a última vaga, a peguei e sai em busca de outra, consegui num albergue quase em frente (tambem a ultima vaga, em uma cama com estrados quebrados), onde tambèm estavam os dois ciclistas, que sao espanhois.
 Banho tomado e coisas guardadas, fui para a frente da igreja, onde tem bar e restaurante, tomar uma cerveza e aguardar a chegada de Jesus. Ele chegou e tambèm os espanhois de bicicleta, hablamos bastante, comemos um menu do peregrino (como o Salmao da espanha é diferente do nosso, acho que o deles è pescado na natureza e o nosso criado em tanque). Interessante ver eles explicando as separacoes dentro da espanha e as vontades separatistas, em especial porque um é de Barcelona e outro de Madrid.




Enfim, dia realmente surpreendente, quando você acha que o melhor do Caminho passou, ainda vem muito mais coisa...



Dicas:

Usted é distante, como um filho respeitosamente chama o pai em uma familia mais tradicional, para amigos, use tu e ti.

acá é falado na america do sul, aqui na espanha se diz "aqui". kkk

para quem nao sabe, tentar falar inglês com quem tem inglês como língua mae é impossivel, mas com quem fala mal é muito fácil.. quanto pior o ingles da pessoa, mais parecido com o seu e melhor a comunicacao.

2 comentários:

  1. Tô curtindo demais as histórias, Matheus! Muito doido!

    ResponderExcluir
  2. Tô acompanhando...muito legal... HERCÉLIO MENESES - ARACAJU/SE/BRASIL

    ResponderExcluir