sexta-feira, 16 de maio de 2014

CSC - Dia 12 - Melide a Santiago de Compostela

Pela primeira vez nessa cicloviagem eu saí com destino certo para chegar, sabia que chegaria em Santiago nesse dia.

Com uma certa ansiedade percorri o caminho sozinho, sofrendo nas subidinhas e curtindo as descidas. O trecho alterna estradas fechadas de arvores e abertos e um bom pedaço em asfalto. Por todo o caminho eu acho que a alternancia entre asfalto, terra, trilha, subidas e planos, vegetacao baixa e fechada, todas essas diferencas foram muito positivas. Em determinados trechos o pedal rendia, em outros era diversao pura, em alguns tinha uma bela vista do horizonte e em outros bela vista das coisas próximas. Até mesmo o fato de passar em grandes cidades e horas depois num minusculo pueblo é muito maluco.

Desde o Cebreiro que o caminho ganha um ar de reta final, varias pessoas conversando sobre o caminho usando verbos no passado, como se ainda nao tivessem mais alguns bons dias pela frente. rs. Se o Caminho fosse uma maratona, o Cebreiro seria aquela ultima curva de onde já se avista a linha de chegada e a faixa esticada te aguardando. Mas sensacao de estar chegando de verdade eu tive quando cheguei a Monte do Gozo e, aí sim, já comecei a comemorar, sabia que dali pra frente era só descida até Santiago, desci, entrei na cidade e percorri os ultimos quilometros até a Catedral em ritmo bem lento. Emocionante e maluco pensar que atravessei a Espanha inteira apenas com uma bicicleta e uma mochila (tá.. e um cartao de credito e alguns euros, rs), fiquei um bom tempo em frente a Catedral, que está sofrendo obras de manutençao, entrei, parei em frente ao portico da gloria alguns minutos. Massa!! Estou em Santiago! 

Em seguida fui pra Oficina dos Peregrinos pegar a fila mais prazerosa da minha vida, pra dar o ultimo "sello" na credencial e pegar minha compostelana (certificado de conclusao do caminho). Naquele clima da fila, dentre outras pessoas, conheci uma turma de pernambuco (é outra turma, nao a da vespera) muito bacana. Já tinha ouvido falar deles ao longo do caminho, me indicaram o albergue onde estao, um pouco mais caro que os existentes ao longo do caminho, mas um pouco mais bem estruturado também e pertinho da catedral. Estou aqui agora, dia de descanso e de planejar a saida pra Finisterra.

Ultreya!! Suseya!!

Foto especial pra galera da Galo Pedal ( galopedal.blogspot.com )






Um comentário:

  1. MUITO BACANA... Meu pensamento da minha viagem (em planejamento) é também ir a FINISTERRE...
    Deve ser uma sensação muito boa a chegada à Catedral de Santiago, depois de ter passado por toda essa experiência do CAMINHO...

    Tô acompanhando...muito legal... HERCÉLIO MENESES - ARACAJU/SE/BRASIL

    ResponderExcluir